livro guia de trabalho do revisor de texto valdir

Livro REVISÃO DE TEXTO: correção ortográfica, revisão redacional e metodológica, e copidesque ou copidescagem > Clicar Aqui. É o livro-guia de trabalho do Revisor de Texto Valdir Loureiro: conceitual e metódico, serve para nortear os procedimentos que disponibilizamos na função de revisor textual e de copidesque, podendo virar um atrativo autêntico dessa oferta, um cartão de visita “sui generis" (como poucos) para divulgar essa atuação.

31/12/2018

Mensagem de Ano Novo 2019

1º) Feliz  e agradecido no final do Ano Velho 

    a) Emparelhado com a Alegria
Com a Alegria, eu me emparelho.
Feliz, vou agradecer
todo bem que eu pude ter
nos “braços do Ano Velho”.
Cumpri pouco o Evangelho¹
e só algum Mandamento²;
mas tive o discernimento
do qual um homem precisa
enquanto se realiza,
vencendo a dor e o tormento.

¹ conjunto dos ensinamentos de Jesus Cristo.
² da Lei de Deus.

    b) Quantidade e excelência
Foi muito o que eu recebi.
Nem sei se mereço tanto:
muito bem em muito canto,
nesse ano em que vivi.
E apesar do que eu sofri,
não faço a “conta do mal”.
Foi excelente o Natal...
Sou feliz pelo que resta
para o começo da Festa
do Ano Novo e do Final.

    c) Universo Natural
Com reverência, agradeço
ao Universo e à Natureza
pela infinita grandeza
do que eu não sei se mereço:
identidade, endereço,
hospital e prontuário,
filho e irmão solidário,
paz que ronda corpo e alma
e a santa voz* que acalma
meu quarto sem santuário.

* santa voz quer dizer voz pura ou perfeita ou maravilhosamente sonora; não é voz santa ou sagrada.

    d) Engenho, engenhoca 
Agradeço a quem me deu
os produtos da engenhoca
sem aceitar nada em troca,
só um abraço e um riso meu:
doce donativo seu
que quase me fez chorar.
Tenho com que lhe pagar
mel de engenho e rapadura.
Só não lhe pago a doçura
com a qual me veio dar.

2º) Explosão dos fogos de artifício à meia-noite 

    a) Origem artificial do Ano Novo, 
    "big bang" a zero hora de 1º/jan./2019
Ouvindo foguete, explodindo no ar,
o meu coração, abalado, eclodia.
Enquanto eu andava, meu olhar corria,
dizendo o que eu tinha de comemorar.
Era o Ano Novo Feliz a chegar...
e todo o Universo estava encantado.
Com essa chegada, ia ser renovado
o tempo, as pessoas, o mundo e a vida.
E aquela explosão "marco zero" foi tida
como um “big bang” que foi reiniciado.

    b) Feliz avanço com novo espírito 
Feliz Ano Novo seja pra quem for!/
saúde e emprego! — eis o que eu desejo./
Que seja “a virada do Ano” um ensejo/
do mais alto astral com maior esplendor./
É hora de ser um cristão sonhador,/
porque “tudo passa qual peixe desova”./
Passou-se o Natal com a sua Boa-nova...¹/
E agora é o Ano Novo que avança.../
Na fé, no amor, na paz e na esperança,/
o espírito do Homem² também se renova.
    ¹ alusão ao nascimento de Jesus Cristo.
     ² Humanidade, e não apenas homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário