livro guia de trabalho do revisor de texto valdir

Livro REVISÃO DE TEXTO: correção ortográfica, revisão redacional e metodológica, e copidesque ou copidescagem > Clicar Aqui. É o livro-guia de trabalho do Revisor de Texto Valdir Loureiro: conceitual e metódico, serve para nortear os procedimentos que disponibilizamos na função de revisor textual e de copidesque, podendo virar um atrativo autêntico dessa oferta, um cartão de visita “sui generis" (como poucos) para divulgar essa atuação.

06/02/2018

Poesia aforística, aforismo em verso, aforismo poético nas Estrofes de Valdir Loureiro


Estrofes da vida social.
Sextilha, sete linhas, décima. 
Verso de 5 a 12 sílabas poéticas.
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Estrofes em Sete linhas com redondilhas maiores

    1) Príncipe odiado
O reino deu muita volta
e hoje você me odeia;
irado e no trono, solta
veneno da própria veia.
Se fosse pelo seu gosto,
eu era um príncipe deposto
trancado em quarto ou cadeia.

    2) Círculo vicioso 
O gesto que tu criticas
teve um retorno mordaz,
porque agora o praticas
sentado sobre os sofás
com os olhos no celular,
deixando-se observar
quando te filmam por trás.

    3) Amizade às expensas de...
Não esperes recompensas
do amigo falso ou fingido
se ele achar que são extensas
tuas queixas ao seu ouvido.
E se o que pedes ou pensas
vai ficar às suas expensas*,
não entra no seu sentido.
        *Uso correto: à expensa de (ou às expensas de); é o mesmo que "à custa de (ou às custas de)". Clicar Aqui para ver a fonte gramatical  

      4) Relativos a destroço
Exposta ao fogo que abrasa
como ao vento que destroça
e ao cônjuge que se embasa
na tomada da palhoça,
olhai a coisa que atrasa
e a posse da vossa casa
como se não fosse vossa.

      5) Técnico responsável*
Convém ao técnico¹ saber
isto que o torna capaz:
"além de saber fazer,
responder pelo que faz".
Analista² deve ser
mais que isso, para ter
um resultado eficaz.
    *Difere do responsável técnico legal pela empresa, mas também se aplica a esse.
    ¹Técnico de nível Médio.
    ²Analista de nível Superior.

      7) Sem exceção
Só pelo que exemplifica,
essa regra é excepcional.
Mas é claro que se aplica
a todo profissional.
"Ser trabalhador implica
ser mais hábil do que indica
o seu currículo formal."

      8) Lisonja fofoqueira
Muitas vezes o elogio 
não é louvor verdadeiro, 
mas, sim, atalho ou desvio  
do propósito interesseiro,
que ainda conta fofoca, 
para receber em troca 
favor, poder ou dinheiro.

       9) Canteiro de obra
A obra não chega à meta 
de uma só vez, por inteiro: 
dia após dia, "ela" enceta 
o que vem do seu canteiro, 
e a casa é feita completa: 
como o engenheiro projeta, 
da sala para o banheiro... 

      10) Esperto
Gente que vive liberta, 
mas diz que está na cadeia, 
que mal agradece a oferta, 
chorando de boca cheia,
“'sabe onde o sapato aperta'
e quem o guarda ou conserta,
antes de calçar a meia".

      11) Senso humanitário
É o senso de justiça 
que vos torna mais humano, 
salvando o corpo que enguiça
entre as asas de um biplano;
"e excluindo a mão omissa,
mata o verme da cobiça
de pobre, nobre e ufano".

Poemeto com redondilhas maiores

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Mistério existencial

    1) Participação do mistério
Sei que o mistério faz parte
da vida como da morte,
do engano como da sorte,
da Terra como de Marte.
Está na obra de arte,
na influência da musa,
no calor que molha a blusa,
na noite silenciosa.
A vida é misteriosa
no que extrema ou se cruza.

    2) Em casa, à noite
A noite também se dosa,
em casa, na escuridão:
no silêncio do fogão
que ferveu água espumosa;
uma panela brilhosa
perde o brilho no escuro;
mas a mão encontra o furo
na fechadura da porta
onde uma chave entra torta
e sai de modo seguro.

    3) Traição, enigma rendoso
O espírito fraco pende
para o fundo do Mistério.
Por isso, não se compreende
Judas¹, Helena² e Silvério³
com enredo que ainda rende
pesquisa de magistério.

¹ Judas Iscariotes: um personagem bíblico, discípulo de Cristo. 
² Helena de Troia: uma personagem mitológica, esposa de Menelau. 
³ Silvério dos Reis: figura histórica, inconfidente e parceiro de Tiradentes.

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    "Gato-sapato" e pato

           (Título metafórico)
Se houver mulher que faz
do homem "gato e sapato",
se ele não a quer mais
e tem de "pagar o pato";

se houver homem capaz
de inverter esse mau trato
e que a deixe para trás,
em vista de novo prato,

"estão com o mesmo cartaz",
mudando só o retrato.

Livre-se moça e rapaz
de semelhante contato.
   
Estrofes em Décimas  

      1) Conselho de amigo 
Um amigo já me disse 
que “a vida é um jogo bruto"; 
que “eu não confie no astuto 
nem na beleza da misse”; 
disse que "eu não confundisse 
o poder com a prepotência”; 
que “eu tivesse paciência 
com o menos favorecido, 
se ele não for atrevido 
nem usar de violência". 

      2) Acordo
Vá se saindo de cena: 
a cada aperto de mão, 
afaste-se do "acordão" 
que o rebaixa ou condena. 
Acordo só vale a pena 
quando se faz solidário 
ou não tem adversário 
na política, na comuna, 
ou compartilha fortuna 
em um recíproco cenário.

         3) Lei excludente ou
    Filho é deserdado de pensão ou
    Dureza e feiura da lei de pensões
O direito de pensão
está na lei dura e feia
para excluir um irmão
da parte que lhe permeia.
O sangue da mesma veia
passa a ser de veia estranha!
Do salário que um pai ganha
e deixa quando morrer,
seu filho não pode ter
a porção que o arrebanha.

     4) Sina do burro
Seja melhor, por um lado,
seja, por outro, pior,
quanto mais for açoitado,
mais o burro dá suor,
mesmo sendo alimentado
com uma ração menor.
De peia, carga, ou selado,
tem tropeiro ao seu redor.
E o caminho do roçado,
ele sabe: tem de cor.

      5) Miserável
O miserável não é
tão somente o desgraçado:
é também o recursado
que se impregna de má-fé.
Esse último tem muita fé
no dinheiro e no poder;
muito mal, pode fazer
a quem não tem a maldade,
que a miserabilidade
faz parte do seu querer.

    6) Religioso sem civilidade
Não é possível saber
por que gente da Igreja,
em certa casa onde esteja,
tem um estranho proceder:
depois de se entreter
com toda hospitalidade,
não segue a Civilidade;
vai-se embora desse lar,
passa ao lado, sem falar
com “o senhor da propriedade”.

      7) Habilidade engenhosa
É louvável no poeta
o domínio de expressão:
fala na televisão
sua opinião completa;
não importa a quem afeta,
o que lhe vão contestar.
Outros não sabem falar
nos termos que ele faz,
e um ouvinte vai atrás,
falando em os processar.

      8) Trabalho em equipe 
Um trabalho em equipe 
não é somente de um: 
gera tarefa comum 
a todos com força ou pique. 
Por isso, não prejudique 
seu colega de reforço: 
“nas suas costas ou dorso”, 
não deixe o fardo total 
de pesquisa e material; 
"equipare o seu esforço"! 

      9) Excêntrico de bom alvitre
“Ser natural” é loucura
para muito citadino
que não priva com o destino*
ou o capricho da Natura.
Luz e respiração pura
nascem do seu ambiente.
Acho muito inteligente
“ser natural na cidade”;
com tal excentricidade,
viver mais independente.

* Nota: "não priva com" – quer dizer “não tem afinidade”; "destino" – finalidade; "capricho" – cuidado excepcional.

     10) Crise companheira
A crise salarial
não é fase passageira:
é uma "fiel companheira"
de encontro pontual.
O seu contato mensal
é fácil de perceber.
Eu já aprendi a sofrer:
ao receber meu salário
das mãos do caixa bancário,
já sei onde vai doer.

     11) Jardim e carruagem¹ ²
O prelúdio é importante:
“no começo, tudo é flor”³;
tenha luz ao seu dispor,
desde já: principiante!
Na direção do Levante*,
“Pra frente é que as malas batem”**.
Não só guerreiros combatem...
Na luta, colhe-se a graça
e “a carruagem passa
enquanto os cachorros latem”***.

¹ Moral da estrofe acima: realizar a tarefa benfeita — do começo até o fim — para colher os frutos do trabalho (qual um jardim sempre zelado para dar flores).
² ³ Contraposição proverbial: “E no começo tudo são Flores, depois aparecem horrores!" (Bárbara Cleide).
Levante: com sentido de “reagir para enfrentar a luta ou a crise existencial”.
** Para frente é que se caminha.
*** "Os cães ladram e a caravana passa” quer dizer “ir em frente sem dar importância”.
Os adágios são de conhecimento público, estão na Internet.

       12) Colo de Dalila
Há sempre um drama premente
na alma de algum cristão.
Grande exemplo foi Sansão
com Dalila venalmente 
que o tornou inconsciente,
dormindo na camarinha.
Não sentiu a mão daninha
com que Dalila cortou
seu cabelo e extirpou
toda força que ele tinha.

     13) Linda flor
Linda flor que você via
e acolheu no seu jardim
pode virar estopim*
de uma espinhosa agonia;
dar espinho que inicia
furada de sofrimento,
causando arrependimento
de ter feito essa colheita.
“Mais antes uma desfeita
que um perdido acolhimento.”
       *em sentido figurado: fato que desencadeia uma série de acontecimentos.

    14) Nuvem choradeira
Sob chuva forte, estou.
Com muita nuvem, converso,
olhando entulho disperso
no chão que a água inundou...
isso é nuvem que chorou,
dizendo aos homens que tem
mancha e tristeza também;
mas, quando faz cachoeira,
é sinfônica choradeira,
tentando alegrar alguém.

     15) Percepção do ódio            
É fácil saber quando alguém nos odeia. 
Só basta notar a expressão do seu rosto.
Falando, revela agressão e mau gosto,
assim como quem nos quer ver na cadeia;
assistindo à missa, ou na hora da ceia, 
mantém essa linha de comportamento. 
A raiva transborda no seu movimento 
de perna, de braço, de mão e de face. 
"No mínimo, queria que se apagasse 
a única vela do nosso rebento." 

      16) Metafísico naturalmente ou 
            Vencendo a incerteza 
Alguém entra em "estado religioso"¹
quando pensa metafisicamente,
ingressando em um "templo transcendente"²
em que assiste a um "culto milagroso"³.
Através de um fenômeno poderoso,
no "altar da divina Natureza"*,
abandona a sua pobre fraqueza
e consegue ser forte — para ter
mais vontade de vencer e viver
neste mundo de luta e incerteza.
     ¹ ² ³ * Respeitada a crença religiosa.

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 Sextilhas

      1) Bel prazer
Um homem de bel prazer
não é para se entregar
ao vício que o embeber
nem ao jogo de azar 
e sim, com a paz, vencer,
tendo prazer de lutar.

     2) Tolerância zero
Cheios de erro e arrogância,
são muitos "pobres mortais' 
sem falar na exuberância
dos "pecados capitais".
E não tendo tolerância,
os erros aumentam mais.

     3) Prosa poética
Mesmo em prosa, a tua linguagem
é cheia de poesia.
Por isso, cada mensagem
é letra de melodia
que facilita a montagem
da estrofe que eu cantaria.

     4) Parodiando Vicente Celestino*
Se a sentença é tão extrema
que intriga os dois corações
e não há cura suprema
para apagar seus borrões,
devolva-se o poema
que os encheu de emoções. 
       * em Rasguei o teu retrato.

 Oitava
       Disposição onipresente 
Em tudo que te pertença,
do sonho à realização:
se amares com fé intensa
o teu plano ou pretensão,
não acharás diferença
entre o amor e a paixão,
e sim a onipresença
dessa feliz condição.

    Perseguição sem perdão
De surpresa e supetão,
tu sofres perseguição
de quem se diz teu irmão,
que te segue lado a lado.
Se ainda te descuidares,
e contra ele, pecares
e o seu perdão, implorares,
tu não serás perdoado.

As estrofes acima contêm ideia consistente, com razoável evidência — que não se confunde com mensagem na rede social (ou de grupo) nem autobiográfica, muito menos desabafo, exceto quando isso constar em nota explicativa. 

Cabeçalho de pensativo a pensador

Estrofes que resumem opiniões próprias deste "visionário" (não se trata de "moralista"), e sim com intenção de inventar frase célebre ou lição consagrada, que sejam ou não, admitidas de livre-arbítrio por mais alguém.
Quase diárias. De modo semelhante, embora sejam divulgadas quase diariamente, não fazem um diário: contêm opiniões próprias do meu imaginário poético, de caráter permanente ou duradouro, que podem ser ou não, compartilhadas de livre e espontânea vontade por algum leitor.
Forma impessoal. Algumas estrofes são imaginárias e outras, extraídas de observação da vida real; mas todas escritas na impessoalidade ou com subjetividade "sem ferir a pessoa de ninguém".
Sem plágio. Uma ideia, por mais conhecida que seja, deve ter um traço de novidade, algum acréscimo (quando a escrevemos).
Público leitor. Em princípio, toda mensagem é transmitida às cegas; exceto, quando tem destinatário citado; para dizer poeticamente: "quem a quiser, ame ou leia; quem não a quer, não a odeia".
1º Aviso: estrofe divulgada aqui pode permanecer durante meses ou anos; em seguida, ocupa seu lugar de destaque na postagem específica.
2º Aviso: para o leitor supostamente menos letrado no vocabulário, pouco versado em poesia ou no assunto em pauta — como também, para explicar falha minha na escrita, perante o leitor culto ou erudito —, segue nota de rodapé em algumas estrofes.
3º Aviso: o pronome eu, na poesia, pode não ser o escritor que fala — e sim uma suposta pessoa na face da Terra (que se chama "eu lírico"), inclusive, podendo nascer depois do autor.

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