livro guia de trabalho do revisor de texto valdir

Livro REVISÃO DE TEXTO: correção ortográfica, revisão redacional e metodológica, e copidesque ou copidescagem > Clicar Aqui. É o livro-guia de trabalho do Revisor de Texto Valdir Loureiro: conceitual e metódico, serve para nortear os procedimentos que disponibilizamos na função de revisor textual e de copidesque, podendo virar um atrativo autêntico dessa oferta, um cartão de visita “sui generis" (como poucos) para divulgar essa atuação.

23/01/2016

Uso da palavra "princípio"

O vocábulo princípio em quatro situações:

1) "princípio" ou norma para denominar uma regra (ex.: princípio cartesiano, princípio moral);

2) "a princípio" ou "antes de tudo" para especificar algo no começo da conversa (ex.: "a princípio", vamos chamar quem tirou nota nove e dez);

3) "em princípio" ou "via de regra" para generalizar tese, conceito ou ideia ou teorizar (ex.: "em princípio", toda pessoa sabe o que está fazendo); e

4) "por princípio" para significar "por convicção", "por lei" ou "com certeza" (ex.: "por princípio", carro não roda só com gasolina).

Diferença entre entre "vocábulo ou locução" e "termo ou expressão" 
Vocábulo ou termo é só uma palavra, locução ou expressão são duas ou mais palavras.
Chama-se "vocábulo ou locução" uma palavra ou mais, fora da frase ou da oração; tem sentido próprio, como o dicionário traz cada verbete com acepção da palavra e locução que inclui o verbete; está mais na linha da análise morfológica.
Chama-se "termo ou expressão" uma palavra ou mais, dentro de uma frase ou de uma oração como se fala em "termos da oração", na análise sintática.
Diga-se "locução" quando as palavras estão fora da frase ou da oração (com sentido próprio (delas) e diga-se "expressão" quando estão dentro da frase ou da oração.
Portanto, "vocábulo ou locução" são palavras isoladas como em análise morfológica  — que passam a chamar-se "termo ou expressão" quando vão para dentro da frase ou da oração como em análise sintática.

Diferença entre entre "frase" e "oração"
A frase não precisa ter verbo (só basta qualquer enunciado que tenha sentido). Ex.: "Casa de ferreiro, espeto de pau".
Já uma oração sempre contém verbo ou locução verbal. Ex.: "Todo pênsil é torto".
Logo, toda oração é uma frase, mas uma frase só é oração quando tem verbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário