livro guia de trabalho do revisor de texto valdir

Livro REVISÃO DE TEXTO: correção ortográfica, revisão redacional e metodológica, e copidesque ou copidescagem > Clicar Aqui. É o livro-guia de trabalho do Revisor de Texto Valdir Loureiro: conceitual e metódico, serve para nortear os procedimentos que disponibilizamos na função de revisor textual e de copidesque, podendo virar um atrativo autêntico dessa oferta, um cartão de visita “sui generis" (como poucos) para divulgar essa atuação.

01/05/2017

Meu lugar junto aos poetas

Poema de caráter simbólico, sonhador.

1) Antonomásia de três imortais
2) Imitando "famosos ou notáveis "
3) Meu lugar junto aos ilustres 
4) Camões, O Poeta das Antíteses
5) Camões: erudito, popular e perfeito
6) Antonomásia de poetas

      1) Antonomásia de três imortais
Vinícius de Moraes foi
O Poeta da Paixão.
Castro Alves¹, outro vate,
Poeta da Escravidão.
O Poeta das Antíteses
foi Camões² com erudição.
E eu sempre quis ser chamado 
Poeta (de algum padrão)³.

¹ O Poeta dos Escravos e Poeta Social. 
² É também o poeta erudito do Renascimento. 
³ Exemplos: O Poeta Refinado, O Poeta da Separação, O Poeta de Humor Irônico ou da Crítica Bem-humorada. O Perfeccionista, O Detalhista Conclusivo, O Conhecedor Simples. 

Humor irônico. A ironia que eu faço é seriamente crítica, leve, bem-humorada e muito evidente. Por exemplo: a Beleza, assim como um hino nacional, tem uma vaidade em comum: “todo mundo canta”.

Estrofes em decassílabo
(verso de 10 sílabas métricas)

      2) Imitando "famosos ou notáveis"
Lendo a obra dos vates e escritores,
quem será que não quer ser como os tais 
com poéticas existenciais
ou poemas de lutas e de amores?
Quem não quer imitar os pensadores
da Ciência e da Filosofia?
o artista com a sua mestria
e o carisma de um monge no mosteiro?
Vou em busca de estilo pioneiro
que eu imite, fazendo poesia. 

      3) Meu lugar junto aos ilustres
Qual será meu lugar junto aos poetas? 
Vai ser com O Poeta Social¹? 
ou com outro, de cunho espiritual
ou autor de poesias completas²? 
Não é com os de "figuras concretas"³.
Eu queria que fosse Luís Vaz*,
Castro Alves, Vinícius de Moraes,
Shakespeare. Jogral ou menestrel,
ou da Literatura de Cordel,
desde que sejam também imortais. 

¹ Castro Alves.
² por exemplo, Poesias Completas de Machado de Assis, Laurindo Rabelo, Carlos Drummond, Fernando Pessoa.
² relativas ao Concretismo, que repele expressão lírica ou simbólica. 
* Luís Vaz de Camões.

      4) Camões, O Poeta das Antíteses
Quando leio as estrofes de Camões,
o maior dos poetas portugueses¹,
sempre sinto influência e, às vezes,
quero usar os seus verbos e orações.
Então faço mudança e adaptações 
tudo quanto a Criatividade abarca.
Se é verdade que ele imitou Petrarca²,
compreende como eu também imito 
seu estilo, seu tema, seu escrito —,
procurando "criar a minha marca"³.

¹ pelo menos, do seu tempo.
² Petrarca, poeta italiano. 

      5) Camões: erudito, popular e perfeito
Foi Camões o poeta erudito
do seu tempo, que era o Renascimento;
inspirou-se em canções, desse Momento,
e em trovas populares (qual foi dito)¹.
Escreveu muito poema bonito
que lembrava os cantos medievais;
"perfeição geométrica" e muito mais,
"tudo parece estar no lugar" certo.
Eu queria ser isso, bem de perto,
mesmo em sonho ou alguns passos reais.

¹ Essa última estrofe é uma paráfrase do trecho a seguir: "É o poeta erudito do Renascimento, se inspira em canções ou trovas populares e escreve poesias que lembram as cantigas medievais. Revela em seus poemas uma sensibilidade para os dramas humanos, amorosos ou existenciais. A maior parte da sua obra lírica é composta de sonetos e redondilhas, de uma perfeição geométrica e sem abuso de artifícios, tudo parece estar no lugar correto".
(https://www.ebiografia.com/luis_camoes/. Acesso em 1º-05-2017; grifo nosso para a estrofe).

Estrofe em hendecassílabo 
(verso de 11 sílabas métricas)

      6) Antonomásia de poetas
Vinícius¹ foi O Poeta da Paixão,
Camões, “[...] das Antíteses”²; falta Florbela...³;
O [...] da Natureza* é Fagundes Varela,
e Castro** é O Poeta da Escravidão.
Eu sou O Poeta da Separação 
para os bons amantes que se dividiram;
fascínio... e fantasma que já me seguiram
à luz... e à sombra do "sol do passado":
feliz, fui querido... infeliz, fui deixado
por amor... e ódio que me atraíram.

¹ Vinícius de Moraes. Clicar aqui, ver no Google.
² O Poeta das Antíteses  a julgar pelos sonetos camonianos.
³ Florbela Espanca era muito preocupada com o amor  a julgar pelos sonetos que ela compôs.
* O Poeta da Natureza. Clicar aqui, ver no Google.
** Castro Alves. Clicar aqui, ver no Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário