livro guia de trabalho do revisor de texto valdir

Livro REVISÃO DE TEXTO: correção ortográfica, revisão redacional e metodológica, e copidesque ou copidescagem > Clicar Aqui. É o livro-guia de trabalho do Revisor de Texto Valdir Loureiro: conceitual e metódico, serve para nortear os procedimentos que disponibilizamos na função de revisor textual e de copidesque, podendo virar um atrativo autêntico dessa oferta, um cartão de visita “sui generis" (como poucos) para divulgar essa atuação.

13/08/2017

Homenagem ao Dia dos Pais 2017

Dia dos Pais: 
é todo Segundo Domingo de Agosto.
Poema afetivo com aspecto de crônica.

1 Geral

         a) Pais, filhos e pais
Hoje é o Dia dos Pais — 
a data em que eles esperam 
ser tais como seus pais eram 
neste dia: "os magistrais". 
Abraços tradicionais 
voltam a se repetir. 
As flores vão colorir 
presentes e carruagem.
"Filho de toda linhagem
vai fazer o pai sorrir." 

        b) Ser pai: luta abençoada


        b.1) Provimento espontâneo
Ser pai é não se cansar 
da luta cotidiana. 
É prover toda semana 
o que um filho vai usar; 
é também se dedicar 
ao que a filha está pedindo.
Ser pai é andar sorrindo
de mãos e braços abertos;
"estar de olhos espertos
quando o Sol já vem saindo". 

        b.2) Bênção e missão 
Ser pai é bênção celeste;
é uma graça alcançada
com a missão glorificada
“de passar sempre, no teste”;
é o Norte, o Sul, Leste, Oeste.
Os desígnios paternais
são virtudes cardeais
que o Pai Celestial tem
e deu aos homens também
para eles amarem mais.

2 Específico

        Maior esforço

Aos meus filhos, sempre dei
a maior força que eu tinha;
e em cada força, botei
uma esperança minha. 

        a) Meu pai: "eu, motorista"
Do meu pai, vivo sofrendo 
a metafísica saudade, 
porque vem da Eternidade 
o seu rosto que estou vendo. 
Mas, nesta hora, estou sendo 
vaidoso e saudosista: 
eu era o seu motorista
em que ele mais confiava,
e a todo freguês, falava
que eu tinha "golpe de vista". 

        b) Cartão de presente*
A minha filha me deu
belo cartão de presente.
Fiquei surpreso e contente
pelo comentário seu.
A lápis, ela escreveu
que eu sou poeta e bonito; 
parei, quando vi escrito:
"meu dicionário ambulante". 
Só na sua alma infante, 
sou vate, lindo e erudito! 
* Alusão à minha filha mais nova. 

        c) Lembrança ausente
A minha filha distante,
alegre, telefonou:
então me felicitou
pela Data emocionante.
Dei-lhe a bênção confortante,
como divinal dever!
Fiquei feliz por saber
que sou um pai festejado,
pela filha em outro Estado,
como eu quero merecer.
* Alusão à minha filha mais velha. 

        dMovimento do comércio* 
Em todo Segundo Domingo de Agosto,
o Mundo festeja o Dia dos Pais.
É quando as ofertas promocionais
alcançam mais venda na loja e no posto.
Presentes e almoços que possam dá gosto 
são fontes de renda, gorjeta ou salário.
Feliz é o pai que tem um voluntário**:
um filho querido que o ama e vigia;
do seu bolso, paga o banquete do "dia
do seu pai", que não usou nem crediário! 

* Estrofe acima com hendecassílabos (versos de 11 sílabas métricas). 
** Em alusão ao meu filho. 
  
3 Contraponto: filhos e pais

        a) Diferenças filiais
Muitos filhos vão perdendo
o amor do pai que tiveram;
e, por outro lado, esperam
o que não estão podendo.
Enquanto eles vão crescendo,
seguem rumo diferente:
poucos filhos têm na mente
as ideias que o pai tem;
somente algum quer também 
com seu pai, ser paciente. 

        b) Perdão paternal
Existe filho que tem
tanto amor pelo seu pai
que, aonde o genitor vai,
ele quer chegar também.
Existiu filho, porém,
que ao pai não deu atenção,
andando na contramão
do que o genitor queria;
mesmo assim, o pai podia
lhe dar abraço e perdão.

Ver também nossa postagem: 
Poemas paternos e maternos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário