livro guia de trabalho do revisor de texto valdir

Livro REVISÃO DE TEXTO: correção ortográfica, revisão redacional e metodológica, e copidesque ou copidescagem > Clicar Aqui. É o livro-guia de trabalho do Revisor de Texto Valdir Loureiro: conceitual e metódico, serve para nortear os procedimentos que disponibilizamos na função de revisor textual e de copidesque, podendo virar um atrativo autêntico dessa oferta, um cartão de visita “sui generis" (como poucos) para divulgar essa atuação.

15/12/2015

Festa do ABC e Felicidade – 2013

Texto em prosa com intenção de crônica. Formatura do ABC Infantil da minha filha Renata  realizada no dia 8-12-2013.

Fiquei muito alegre. (Conforme Descartes, a alegria é uma paixão da alma.) Senti uma emoção indizível ou, como diria o poeta Catulo da Paixão, “eu não pudia definir o que só sabia sentir”. 


Chorei na hora do Hino. Como acabei de falar em poeta, escrevo esta quadra:

Comovido, ao escutar,
chorei na hora do Hino,
vendo menina e menino
que vibravam ao cantar.

Vi naquele clube da Festa a realização de um sonho ou, em outra perspectiva, o final de uma jornada estudantil para o começo de outra (já que o Estudo não para).

Cada mesa reunia uma família em nome de um filho, um ideal; algumas com dois ou três, visto que parecia haver trigêmeos entre os Formandos. 

Por alguns momentos, vivi o dilema de me comportar com educação: por um lado, “não se deve olhar detidamente para uma pessoa”; por outro lado, querendo (eu) observar o rosto irradiante de alguém. Naturalmente, olhei de relance. Como aquela alegria contagiava, passei a ser “ligeiramente mal-educado”...

Mas a minha concentração, os olhos e o coração — talvez os meus cinco sentidos — estavam mesmo naquela Turma de Concludentes.

Cada gesto e cada imobilidade encerravam-se em torno de um semblante sorridente. Há tempos, eu não via o gesto de sorrir, ou melhor, a liberdade do sorriso, tão exercitado.

Sorrindo e livres, as crianças andavam como se voassem — notadamente ao descer a escada. Eu suponho: quanto mais o corpo descia, mais o espírito subia. Com a sua leveza, as meninas pareciam borboletas e os meninos, passarinhos. Não precisa falar em estrelas, porque todos brilhavam.

Na certa, sentiam a sensação feliz e inconsciente de voar. (Quem sabe se alguns não pensam em ingressar na Força Aérea?). 

Para mim, eram como se tivessem aprendido a ser felizes, enquanto aprenderam a ler! 

Em mais um dos momentos solenes — quando um Aluno fazia sua participação perante o público —, ele disse (salvo engano) que, de uma pesquisa feita aos Doutores Infantis, eles, resultou que todos os seus colegas tinham o objetivo de serem felizes. As palmas foram efusivas. Possivelmente, ele contava que o Saber, junto com os pais, gera também felicidade.

Transparecia ademais uma certeza: era que “eles e elas” sabiam se comportar com obediência (para não dizer com disciplina): em grupo, ou isoladamente; parados ou em movimento; em silêncio, ou em discurso, ou em cantiga. 

A disciplina — cabe dizer, uma pilastra do militarismo, é a ordem com obediência; contém um aspecto (acho que seja psicológico), pois lembra a frase “Quem não sabe obedecer também não sabe mandar”.

Imagino como ficava o coração de cada criança daquelas: devia pulsar com vibrações, misturando suspense e contentamento. A cada nome citado, uma ansiedade era substituída por satisfação. Devia ser mesmo uma encarnação da Felicidade.

Misturando sentimentos comovidos com ideias conscientes, termino aqui, salientando que a minha Filha refletia nos olhos a esperança que eu trago no peito (lugar do “brevê”) — isto é, brilhava o sonho de ser militar. Ela já se sente assim, principalmente depois que recebeu a carteira de estudante. Suponho que ela já se acha “militar de carteirinha estudantil”.

Subtemas em aberto:
Aquela era a formatura que eu queria...
Acredito que todo pai deseja ver um filho assim...
Lindos cantos, belos dizeres...
Agradeço aos professores, diretores, coordenadores e comandos...
O discurso emocionado e espontâneo do Diretor-geral...
A participação das Coordenadoras, na linha de frente... 
E outros pontos ou passagens...

Nenhum comentário:

Postar um comentário