livro guia de trabalho do revisor de texto valdir

Livro REVISÃO DE TEXTO: correção ortográfica, revisão redacional e metodológica, e copidesque ou copidescagem > Clicar Aqui. É o livro-guia de trabalho do Revisor de Texto Valdir Loureiro: conceitual e metódico, serve para nortear os procedimentos que disponibilizamos na função de revisor textual e de copidesque, podendo virar um atrativo autêntico dessa oferta, um cartão de visita “sui generis" (como poucos) para divulgar essa atuação.

15/02/2018

Filhos e pais no brilho e na dor

Sete estrofes: uma Sete Linhas e seis Décimas.

      1) Comparação paterna
Vinícius¹, em prosa poética,
escreveu “Pedro, meu filho”.
Em paralela exegética²,
sigo de longe seu trilho:
na composição estética
e à luz da veia genética,
dos meus filhos, vejo o brilho.

¹ Vinícius de Moraes.
² exegética (exegese): interpretação, achar significado.
Autobiográfica.

      2) Filhos brilhantes
Que felicidade eu sinto
quando o meu filho aparece!
É um sol que amanhece,
brilhando no meu recinto.
Meu desânimo fica extinto
quando a minha filha vem!
É lua: brilha também,
mas é sempre “lua cheia”.
Ele sai, ela clareia...
Filhos fazem muito bem.
Autobiográfica que induz a uma opinão coletiva.

      3) A cada filho
Nascimento como este
é uma razão de existir.
Fiz o certo, ao dividir
meu sangue do qual nasceste.
Risco, perigo, venceste
em um milagre fecundo.
Guardo-te dentro, no fundo
da minha alma feliz
porque a Natureza quis
"que tu viessses ao Mundo".
Autobiográfica.

      4) "Cama de dor" (mote)
Eu¹ fui um pai dedicado...
Mas, com os filhos, vivo um drama.
Doente, em cima da “cama
de dor”, gemendo e deitado.
Sou, por alguns, bem cuidado...
Outros estão em outra área
com a sua agenda diária
onde eu pareço fagulha².
“Tenho servido de agulha
pra muita linha ordinária.”³

¹Eu: não é este poeta que fala, e sim algum suposto pai na face da Terra (aqui chamado eu lírico).
²fagulha (substantivo): a) partícula incandescente que se solta de um corpo em brasa; centelha, chispa, faísca. b) indivíduo apressado, intrometido e espalhafatoso. 
³Alusão ao apólogo de Machado de Assis.


      5) "A bênção, mamãe...!"
Uma filha poderia
tomar a bênção dos pais,
mesmo que não vivam mais
sob a mesma moradia.
Um filho também podia
ter esse comportamento.
Sem haver constrangimento,
com ou sem delongas mais,
“honrariam mães e pais”
ou o Quarto Mandamento.

A filha que tem afeto
pede a bênção dos seus pais,


mesmo que não vivam mais
debaixo do mesmo teto.
Também o filho completo
segue esse comportamento.

       6) Filhos e pais, não todos
Muitos filhos vão perdendo
o amor do pai que tiveram;
e, por outro lado, esperam
o que ainda não estão vendo.
Enquanto eles vão crescendo,
seguem rumo diferente:
poucos filhos têm na mente
as ideias que o pai tem;
somente algum quer também
ser, com seu pai, paciente.


      7) Pai redentor
Existiu pai desprezado
que foi bem-visto e querido;
foi por um filho esquecido,
mas, por outro, foi lembrado.
Nesse bem-querer cruzado,
entre desprezo e amor,
todo pai tem seu valor
natural e adquirido.
“Malvisto ou reconhecido,
seja sempre um redentor.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário