livro guia de trabalho do revisor de texto valdir

Livro REVISÃO DE TEXTO: correção ortográfica, revisão redacional e metodológica, e copidesque ou copidescagem > Clicar Aqui. É o livro-guia de trabalho do Revisor de Texto Valdir Loureiro: conceitual e metódico, serve para nortear os procedimentos que disponibilizamos na função de revisor textual e de copidesque, podendo virar um atrativo autêntico dessa oferta, um cartão de visita “sui generis" (como poucos) para divulgar essa atuação.

17/01/2015

Renata, minha filha 2015

     Exclusividade
Esta página é exclusiva
da minha filha Renata,
que é uma criança ativa,
é carinhosa, e acata
a tarefa educativa
com revisão e errata.

Índice
1 Versinhos
2 Dever escolar
3 Tercetos
4 Dia dos Pais
5 Bênção paternal: criança, ave querida
6 Cantiga infantil de pai
7 Volta às aulas (2015)
8 Cantiga para dormir
9 Beleza em trovas
10 Estudo e carinho
11 ABC: Apego, Bondade, Carinho
12 Tarde premiada, noite inspirada
12.1 Mérito escolar
12.2 Hora de dormir
13 A cantiga dos cabelos
14 Parlenda para Gincana dos Pais

1 Versinhos

A minha filha é querida,
É bonita e carinhosa.
Tem os encantos da Vida,
Tem a beleza da rosa.
Para mim, é parecida
com uma princesa formosa.

Minha filha querida, és, para mim,
Um imenso rosário de alegrias.
Eu escuto sentado no jardim
Tua voz em canções e melodias.

2 Dever escolar

Minha filha, quando eu
faço teu dever contigo,
falo em te dar castigo.
Mas não é um gosto meu.

Meu gosto é te fazer
uma filha estudiosa
pra ser sabida e famosa
pela fama do saber.

3 Tercetos


Hoje é segunda-feira.
De segunda a sexta, eu faço
o meu dever na cadeira.

Sonhei que estava só.
Mas foi um sonho enganado.
Eu dormia com a vovó.

Nossa Turma tem três “tias”:
são nossas três professoras
que nos enchem de alegrias.

Ainda sou uma menina,
mas sei que “obediência
é o mesmo que disciplina”.

Não sei o que é maldade.
A minha vida só tem
amor, carinho e bondade.

4 Dia dos Pais

Na Creche-Escola Pintando 7 — ano 2010
(Poema com 9 sílabas poéticas — bom para ser cantado em ritmo de valsa)

Hoje é mais um “Dia dos Pais”.
Nossa escola está comemorando.
O meu pai tem valor muito mais —
mais do que ele pode estar pensando.

Quando o papai me cobre com um véu,
vejo o Céu azul que não tem fim.
Seu amor é maior do que o Céu.
Ele é o pai que eu quero pra mim.

O meu pai me traz água e chupeta;
minha fralda, ele sabe trocar.
Ele diz que eu sou “borboleta”
que precisa dormir, pra voar.

O jardim lá de casa tem flores,
o quintal tem um pé de acerola.
Papai diz “Meus filhos, meus amores,
vocês têm uma casa e uma escola”.

Quando o meu pai me beija e me abraça,
eu me sinto mais forte e mais filha.
Minha zanga se vai na fumaça
e os meus olhos têm mais luz que brilha.

5 Bênção paternal: criança, ave querida

Quando o meu pai me abençoa,
Eu me sinto ave querida.
Sobe o corpo, a alma voa
Pelo céu da minha vida.

Voando baixo, é um risco:
Posso bater em obstáculo.
Levanto o meu bico arisco¹
E subo até o pináculo.
¹ arisco — Em sentido figurado: que não se deixa apanhar ou domesticar facilmente (diz-se de animais); bravio, assustado. (HOUAISS).

Faço um voo em linha reta.
Quanto mais alto, mais vejo
que a minha vida é completa
de glória, sonho e desejo.

Sou criança bem cuidada
pelo pai, mãe e irmão.
Para mim, não falta nada.
Sou rica de atenção.

6 Cantiga infantil de pai

Eis meu nome e o pai que eu sou:
o meu nome é Valdir.
Gosto muito de cantar
pra minha filha dormir.

O nome dela é Renata,
muito bom de se chamar.
Nós chamamos Renatinha,
que é melhor de escutar.

“Papaizinho, eu te amo” —
diz ela dentro da rede;
e me pede um copo de água
para tirar sua sede.

Cada balanço que eu dou
é um voo que ela faz.
Quando paro de cantar,
me pede que eu cante mais.

A sua rede é cheirosa,
é coberta com um véu.
E o seu quarto de dormir
é um pedacinho do Céu.

Eu canto, e balanço a rede,
até ela adormecer
e sonhar com os anjinhos
que lhe dão luz pra viver.

        Quadrinha solar
Se o meu papai pudesse,

tudo, ele me daria:

a luz do sol que amanhece

e a luz do fim do dia.


7 Volta às aulas (2015)

"Eu estava com saudade
do Colégio e dos colegas,
e das nossas brincadeiras
de roda e de pega-pegas."

     Saída para o Colégio
A Renatinha saiu
no seu transporte escolar.
Depois que ela subiu,
fiquei de pé, a esperar.
E quando o ônibus sumiu,
eu queria acompanhar.

     Senta, levanta...
No lar, na escola e na praça,
faço e desmancho o que fiz,
contanto que sempre faça
para te deixar feliz.

8 Cantiga para dormir


(Epígrafe)

"Assim é o canto que eu quero cantar."
(Pedro, meu filho. Vinícius de Moraes)
http://letras.mus.br/vinicius-de-moraes/86560/ 

A minha filhinha
gosta de ouvir
uma cantiguinha
quando vai dormir.

Não dorme na cama:
quer dormir na rede,
olhando a janela,
com o pé na parede.

Se chega mais tarde,
não encontra o sono.
Mas não faz alarde
nem eu a abandono!

Só quer escutar
cantiga inventada,
que fale em princesa
e estória sonhada.

Pede que eu me sente
juntinho, ao seu lado,
e depois invente
um sonho acordado.

Eu digo "sonhei
com uma flor bela;
quando me acordei,
vi uma donzela".

"E no sonho, eu fiz
uma serenata;
e este era o bis:
eu amo a Renata".

9 Beleza em trovas

(título alterado).

Do seu nome e dons naturais


     Contagem

Nome, rosto, riso e voz
são quatro sinais "de jeito"
que me deixam ver após
o que ela tem de perfeito.

    1 Sinfonia do nome

Seu nome é lindo: Renata,
que quer dizer "renascida";
para o pai, vira "sonata"*
numa noite mal dormida.

Nota: 
*Sonata: música de piano, lenta ou rápida, e antiga.
Ver na Internet: https://www.youtube.com/watch?v=qK1lRiVHEvs

    2 Expressão da face

Seu rosto é uma imagem
de criança e inocência;
mas já reflete coragem,
memória e inteligência.

     3 Ânimo do riso

Ela é quem me anima
quando estou deprimido.
O seu riso está acima
do meu olhar distraído.

     4 Melodia da voz

Peço que ela prossiga
quando a escuto falar:
sua voz é uma cantiga
que acalma o meu penar.

     Mil grandezas

Está na "casa dos mil"
jeitos de me engrandecer.
Eu disse apenas um til
do que ela é, ao meu ver. 

10 Estudo e carinho


        Estudante militar

"Puxou ao pai", porque guarda
os sonhos dele — os primeiros!
Vai ser militar: não tarda
seguir os mesmos roteiros.
Por ora, só muda a farda
do Colégio dos Bombeiros.

        Produção textual

Na escrita, sei que fazes
o que é mais complicado:
falar sobre um tema dado,
seguindo todas as fases.
São muitas regras e bases
para quem escreve ou redige.
Mas quem sabe não se aflige
na produção textual.
E quando chega ao final,
reler, revisa e corrige.

        Filha amada

Dizer que “tu és querida”
não basta, é pouco ainda.
“És amada, alegre, linda,
forte, disposta e sabida”.
A tua falta é sentida
a cada passo que dás.
Quando eu olho para trás,
vejo a mesma flor que eu via:
“fonte de amor e alegria
tu foste, és e serás”.

Ver na Internet como ilustração:
imagem de filha amada.     
     
        Confraria matinal
Tua hora de acordar
já está quase chegando —
pois o Sol já vem, raiando;
sua luz vai já brilhar.
Esse brilho vai te dar
mais coragem, energia.
Toma teu café do dia
com leite, pão e maçã.
Todo dia, de  manhã,
essa é tua confraria.

11 ABC: Apego, Bondade, Carinho


        Aniversário do Apego: maio

É uma filha apegada
ao seu pai diariamente.
Fica logo impaciente,
se eu sair sem dizer nada.
Quando eu chego, dá risada:
trago concha e aconchego. 
O ano todo é de Apego,
que vai de junho a maio*:
fica triste quando eu saio,
fica alegre quando eu chego.

* Nota: começa a contar o apego quando ela nasceu: em junho (completa 12 meses em maio).

        Bondade e cuidado
Minha filha é¹ boazinha pra mim²./ 
Quando eu chego em casa, tira o meu sapato./ 
Com isso, eu me sinto um pai muito grato./ 
Vai à geladeira e me traz um pudim./ 
Vem me dar um beijo, cheirando a jasmim./ 
Só não sabe ainda fazer o meu chá;/ 
mas faz um suquinho, aqui ou acolá./ 
Faz tudo que sabe para ser bondosa./ 
Além de ser cil³, é tão cuidadosa/ 
que só fala em mim, no lugar onde está./ 

¹ Quinta sílaba poética tônica foi sublinhada, para indicar o ritmo no caso de musicar a estrofe.
² Versos em undecassílabos (11 sílabas poéticas).
³ Dócil: que se submete a alguém ou a algo, sem oferecer resistência.


12 Tarde premiada, noite inspirada

12.1 Mérito escolar

Hoje eu tive uma surpresa
que recebi do Colégio:
foi minha filha-princesa
que ganhou um privilégio.

Ela foi agraciada
com o “mérito intelectual”,
por ter sido dedicada,
no Ensino Fundamental.

A medalha foi conquista
pelo esforço de estudar.
Assim ela segue a pista
da carreira militar.

Disse que seu prêmio é
do pai, da mãe, do irmão,
e professoras de pé
que lhe ensinaram a lição.

12.2 Hora de dormir

Na hora de se deitar,
perguntei se ela queria
que seu pai fosse cantar
enquanto ela adormecia.

Ela disse: “Eu quero ouvir
uma cantiga inventada”.
E retirou-se a sorrir
no rumo da rede armada.

A Renata é muito fácil

de dormir quando se deita.
Toda música lhe agrada;
qualquer cantiga, ela aceita
e, quando eu erro a letra,
ela corrige ou ajeita.

13 A cantiga dos cabelos

"A Menina está querendo
que eu invente uma cantiga.
Seus cabelos, estou vendo,
perto da minha barriga."

"O seu cabelo tem trança,
é comprido é cacheado.
Cada cacho se balança,
estendido e pendurado."

"O seu cabelo é macio.
Fico alisando com a mão.
É liso como pavio
que é feito de algodão."

"A minha mão é um pente,
no cabelo, a deslizar.
A Menina está dormente,
eu vou parar de cantar."

Final

Mas, então, saí, pensando
na surpresa da notícia:
no íntimo, comemorando
como data natalícia*.

14 Parlenda¹ para Gincana dos Pais

¹ Estrofe para ser cantada em melodia escolhida pela equipe.

        Equipe Azul
De Leste a Oeste
e de Norte a Sul:
o azul celeste
é da “equipe azul”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário