livro guia de trabalho do revisor de texto valdir

Livro REVISÃO DE TEXTO: correção ortográfica, revisão redacional e metodológica, e copidesque ou copidescagem > Clicar Aqui. É o livro-guia de trabalho do Revisor de Texto Valdir Loureiro: conceitual e metódico, serve para nortear os procedimentos que disponibilizamos na função de revisor textual e de copidesque, podendo virar um atrativo autêntico dessa oferta, um cartão de visita “sui generis" (como poucos) para divulgar essa atuação.

23/01/2015

Soneto "Volta e revolta de um filho"

Na missão de proteger a mãe.                 
Tema: cuidado com a mãe.

(Epígrafe)
"Como a ave que volta ao ninho antigo,
depois de um longo e tenebroso inverno..."
(Visita à casa paterna, Guimarães Júnior)
 Fonte: http://www.casadobruxo.com.br/poesia/l/luisg02.htm)

Eu voltei de morada ao meu lugar,/ 
Logo após o meu pai ter falecido,/ 
Pois achei que era meu dever cuidar/ 
Da mamãe no seu lar triste e doído. 

Encontrei-a tal como eu esperava:/ 
Mais do que enlutada e chorosa./ 
E a vida de viúva já lhe dava/ 
Um clamor de jornada espinhosa. 

“Minha mãe” — disse eu — “estou voltando/ 
Para estar junto a ti, dando assistência”./ 
Revoltado, hoje sei que estava errando/ 
O meu plano de amor e de clemência. 

A Viúva é doente e desprezada./ 
E eu, Filho, não posso fazer nada.  

Nota ao leitor menos letrado:
rimas usadas em soneto inglês: ABAB/ CDCD/ EFEF/ GG.

Ver também na Internet: "Mar de filhos" (entre aspas). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário