livro guia de trabalho do revisor de texto valdir

Livro REVISÃO DE TEXTO: correção ortográfica, revisão redacional e metodológica, e copidesque ou copidescagem > Clicar Aqui. É o livro-guia de trabalho do Revisor de Texto Valdir Loureiro: conceitual e metódico, serve para nortear os procedimentos que disponibilizamos na função de revisor textual e de copidesque, podendo virar um atrativo autêntico dessa oferta, um cartão de visita “sui generis" (como poucos) para divulgar essa atuação.

30/03/2015

Poemas no Dia do Revisor, Poema do revisor de texto valdir

O Dia do Revisor é 28 de Março.

Quadras 

Hoje é o Dia também
do ofício que eu adoro.
Neste Blog, comemoro 
o que me faz muito bem. 

Aos escritores, saúdo
com votos de boa-sorte!
São eles um lado forte
de tom e sentido agudo.

Décimas

Vou me reapresentar
como simples revisor
que se afina com o primor
do termo vocabular.
Revisar é lapidar;
tem muito a ver com emenda,
correção e corrigenda:
esforço no anonimato.
Eu me sinto muito grato
sem medalha, sem comenda.

Era para eu ter nascido,
escrevendo e revisando,
com o papai ali, olhando
“quem já nasceu aprendido
ou quem já se gerou lido”.
(Não foi assim que eu nasci.)
Porém, depois que cresci,
virei um leitor didático
e entrei no mundo gramático
de onde nunca mais saí.

1 Passagens abrangentes
Décimas com versos de 7 sílabas e rimas ABBAACCDDC.

1.1 Vocação e sonho da Arte

Vocação

        a) Invocação divinal
Rogo a Deus em um bendito
que me dê mais proteção
para eu dar nova impulsão 
a outro assunto e seu fito.
Dito, feito, feito e dito:
"Nasceu mais um revisor".
Lembro autora, lembro autor
com seus trabalhos ecléticos.
Mas falo em termos poéticos
para agradar ao Leitor.

        b) Tino revisório
Quis o Destino que eu
mudasse de profissão,
para fazer correção
em livro que não é meu.
A Natureza me deu
o dom de compreender
o que o autor quer dizer:
pela sua redação,
sei estímulo, sei razão
que o leva a escrever.

Sonho

        a) Elementos de entusiasmo
O calor da homenagem,
o perfil da revisão,
a obra em alusão
e figura de linguagem —
todos entram na contagem
dos escritos prediletos;
vão ilustrar os projetos
da Humanidade terrena.
E a Terra toda é pequena
para estes versos seletos.

        b) Pretensão gramatical
Quero imitar um gramático,
sabendo regra de tudo,
renovando conteúdo
de teórico para prático.
Sou revisor "burocrático”
pela Metodologia.
Entro na ortoepia,
na semântica, na linguística;
mantenho a característica;
dou regra à ortografia.

        c) Sonho possível
Livro e monografia,
tese e dissertação,
artigo e redação,
uma autobiografia;
jornal, revista, poesia — 
tudo é bom que seja olhado.
Em mais de um..., tenho achado
erro que eu não deixaria,
se, enquanto o autor fazia,
eu tivesse revisado.

2 Estilo de revisão
Sextilhas com versos de 7 sílabas e rimas ABCBDB.

        a) Perfeição 
Quero um estilo perfeito:
meu trabalho é conferido;
quando a frase está confusa,
dou-lhe clareza e sentido.
É o escritor exigente
meu cliente preferido.

        b) "Na ponta da língua"
Não falo a regra, perdido;
não sou a lua que míngua.
Conserto erro em palavra
como se cura uma íngua.
E a minha resposta é
dada "na ponta da língua".

        c) "Sem errada"
Tiro os erros de "coríngüa":
sai o acento e o trema.
Sou como dicionário,
que dá sentido e fonema.
(Só fiz esse nome errado
pra rima do meu poema.) 

NOTAS DO AUTOR 
1) Poesia do meu entusiasmo constante com a arte ou técnica da revisão, que resolvi divulgar em torno do Dia do Revisor de Textos. 
2) Parece também uma seção de marketing pessoal, visto que aproveito a ocasião para divulgar o meu jeito de ser ou fazer em relação ao que chamo "esse ofício". 
3) Não homenageia revisores: faz referência ao estilo de correção–revisão–copidescagem que tenho feito, vocação pressentida, pretensão e "boa-vaidade", relação amistosa com escritores e alguns detalhes, bem como algumas linhas gerais. Propaga o meu encantamento com essa atividade. 

O Dia 28 de março é também Dia do Diagramador. 
Acesso em: 25/03/2115.

Nenhum comentário:

Postar um comentário