livro guia de trabalho do revisor de texto valdir

Livro REVISÃO DE TEXTO: correção ortográfica, revisão redacional e metodológica, e copidesque ou copidescagem > Clicar Aqui. É o livro-guia de trabalho do Revisor de Texto Valdir Loureiro: conceitual e metódico, serve para nortear os procedimentos que disponibilizamos na função de revisor textual e de copidesque, podendo virar um atrativo autêntico dessa oferta, um cartão de visita “sui generis" (como poucos) para divulgar essa atuação.

28/03/2015

Frases da arte de Pensar

ÍNDICE
1 Proverbiais
2 Pensar
3 Pensamentos meus e os outros
4 Questão e critério
5 Coerência
6 Vaidade
7 Método e resultante

1 Proverbiais

"Saia-justa" dos provérbios. 
Quanto mais curto for um adágio, mais universal será, como também um título: quanto menor, mais genérico. O inverso também é verdadeiro. Vem daí a dificuldade na escolha de ambos, para não se cair no risco de "dizer tudo e não dizer nada".
Dança dos provérbios. Um provérbio diz tudo e não diz nada. Talvez seja por isso que não se entendam bem: andam aos "pares harmoniosos" (um confirma outro), "pares conflituosos" (um se opõe a outro), e "trio dialético" (um diz, outro contradiz e mais um contém uma terceira via aceitável, que não é uma coisa nem outra). Pode haver um empate.
Relatividade. Não existe regra absoluta: cada uma depende da situação. Isso cabe aos adágios.
Cores. Intuitivamente penso que a poesia é multicor; a cor da literatura é azul; da escrita, é amarela; da leitura, verde; e a revisão é vermelha.

2 Pensar

Engraçado. 
O meu nome é Valdir, que quer dizer "poderoso"; mas é só enquanto "a corda não rebenta do meu lado".
Penso. Não sou pensador: eu sou pensativo.
Pensar e sentir. Onde está o pensamento, está o sentimento.
Concordância. Em um ponto, estou de acordo com os livros de autoajuda: "nós somos o que forem os nossos pensamentos".
Pensador e juiz. As sentenças judiciais são como provérbios, inclusive quando não têm unanimidade: podem conter as mesmas opiniões ou contrárias. Quem sabe? Prevendo isso, os tribunais de justiça, tribunais de contas e toda instituição de julgamento formam seu colegiado na quantidade ímpar; sendo necessário, é dado o "voto de minerva" (último e decisivo), que é do presidente da corte (ou da casa).


Trocadilho ético. Qual é a lei para o mestre: "Faça e diga o que eu digo e faço"? "faça o que digo, mas não, o que faço"? ou "faça o que faço, mas não, o que digo"? Não tive resposta certa, mas leva-me a refletir, antes de falar como pai, amigo e conselheiro.
Rumo. Eu sigo um mestre, em cada área do Saber.

3 Pensamentos meus e os outros

Amplitude. 
Quando digo "eu, meu, minha" em uma frase, estou me referindo também a outras pessoas parecidas comigo. Vou me juntar a "minha turma no tribunal da Consciência".
Semelhantes. Não preciso dizer quem são meus assemelhados nesta Vida; basta fazer a minha identificação na primeira pessoa do singular. Então digo: "quem sou eu?, para onde eu vou?, eu me arrependo de ter sido mau; também me arrependo de ter sido bom". Eu e outros.
Tom dialético. Meu pensamento na forma de princípio talvez pareça desaforo, mas também pode se tornar um aforismo ou frase célebre. Quem sabe?
Louco de juízo. Há quem me chame de louco devido aos meus pensamentos. No entanto, são extraídos da vida real, incluindo quem se considera ajuizado.
Exceção. Quem faz crítica revela, até certo ponto, falta de sensibilidade. Mas, para evitar isso, refiro-me a uma parte do conjunto.
Prática teórica. Em muitos casos, um exemplo esclarece mais do que uma regra, especialmente para uma criança ou leigo, ou quando o palestrante não consegue explicar bem.
Ressalva. Ninguém se ofenda com as minhas frases. Via de regra, quase todo provérbio (como também meus pensamentos) é apenas uma hipótese provável ou uma verdade sem prova. 
Evidência. Alguns adágios têm tamanha evidência que não precisam ser comprovados.
Espontaneidade. Assim como letra de música só é cantada por quem gosta (independente do compositor), assim desejo que as minhas frases sejam festejadas por quem gostar da mensagem.
Rio de mudanças. A minha opinião está quase sempre mudando, como o leito de um rio heraclitiano. Jurar é ser constante. Logo, eu não devia ter feito nenhum juramento; ainda assim, fiz muitos. Vem daí grande parte do meu conflito existencial.
Sinônimos. Em relação ao pensamento, diga-se também sentimento. Sinto uma leveza de alma quando escrevo o que penso.
Pensar perdido. Chegar a uma conclusão depois de muitas horas meditadas e saber que a mesma já era uma evidência para outra pessoa, isso é tão deprimente que pode levar um monge a desistir de meditar.
Sem achado. Uma frustração do pensador é passar muitos dias, refletindo sobre determinado assunto até chegar a uma conclusão e perceber que a mesma já foi encontrada por alguém.

4 Questão e critério

Crise. Quem se acha em crise precisa de um critério.
Sem rumo. Quem não sabe aonde ir, não vai a lugar nenhum.
Razoável. Existe razão absoluta ou sempre há mínima culpa?
Desordem. Ordem por cima de ordem gera desordem.
Critério na desordem. É razoável que, entre duas ou dez ordens contraditórias, cumpra-se a "mais recente ou a do cherife mais poderoso"? 
Gota d'água. O último pingo d'água pode causar tanta mudança como o primeiro. A decisão inicial é tão importante como a final. Então começo e fim são dois extremos tão diferentes quanto marcantes, como é o pouso e a decolagem de um avião. 
"Demonarquia" (neologismo) ou Anarquia democrática
Muitas vezes a democracia é causa de anarquia: tanto no governo como em sociedade e na família, sem falar no comércio, na indústria e na empresa.   
Recurso. Normalmente, quem deseja somente a solução deve prover os meios.
Recurso. Excepcionalmente, quem só quer solução deixa de prover os meios e manda "Mensagem a Garcia".
Estranhos. Desafeto meu não ocupa lugar nas minhas frases. Com exceção dos amigos, refiro-me a pessoas que vi, observei, mas não conheço. 
Passo "ao largo". Tanto falo em tese quanto em caso específico, desde que seja para não ofender a "grego nem troiano".
Fertilidade. Quem plantar vai colher, se o terreno for fértil.

5 Coerência

Juízo.
 "A Culpa condena" e a Consciência absolve.
Coerente. Quem não quis o que lhe foi oferecido não reclama de quem o fez querido.
Conveniente. Em um ponto, a sociedade é igualitária: o cretino senta-se à mesa junto com o sensato.
Dois pesos. A razão, como a justiça, tem uma balança: é razoável que sejam olhados os dois pesos, a fim de se chegar a um consenso. Porém existe quem só veja o seu lado, ou só o lado de outro, ou até os dois lados, ou ainda nenhum dos dois —, contanto que sempre seja para se beneficiar e prejudicar a outra parte. Em resumo, isso pode chamar-se "dois pesos e duas medidas".

6 Vaidade

Lindo espelho! 
O Mundo ainda não mudou neste ponto: há pessoas, como Narciso, que só acham uma coisa bela nesta vida — o espelho, "quando se olham". 
Incompreensivo. Um problema do narcisista é quebrar o espelho e pensar que "quebrou a cara".
Ver na Internet como ilustração: Mito de Narciso.
Vaidoso útil. A vaidade (assim como qualquer um dos sete pecados capitais) pode se tornar benéfica se for praticada para fazer o bem.

7 Método e resultante

a) Assim como na Matemática, é na Metodologia: vários métodos podem levar ao mesmo resultado.
b) Quem se preocupa com o método deve saber que o mesmo resultado pode advir de métodos diferentes ou semelhantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário