livro guia de trabalho do revisor de texto valdir

Livro REVISÃO DE TEXTO: correção ortográfica, revisão redacional e metodológica, e copidesque ou copidescagem > Clicar Aqui. É o livro-guia de trabalho do Revisor de Texto Valdir Loureiro: conceitual e metódico, serve para nortear os procedimentos que disponibilizamos na função de revisor textual e de copidesque, podendo virar um atrativo autêntico dessa oferta, um cartão de visita “sui generis" (como poucos) para divulgar essa atuação.

11/06/2015

Dia dos Namorados: 12 de Junho

1 Confissão 
2 Reminiscência 
3 Apreciação crítica 
Final


Ilustração

Copiado de https://www.google.com.br/search?q=imagem+do+dia+dos+namorados.
Paráfrase como epígrafe:
"Amar é ter um pássaro pousado no dedo: é saber que, a qualquer momento, ele pode voar." (Rubem Alves).


1 Confissão

        a) Tomando nota 
O Dia dos Namorados 
recai em Doze de Junho. 
Anotei de próprio punho 
os meus namoros passados; 
não foram todos lembrados, 
mas deram para dizer 
que eu também já pude ser 
feliz com meu devaneio 
de galã (e galanteio) 
no deslize do prazer. 

        b) Inconstantes 
Tive namoro infiel, 
como infiel também fui. 
Ter namoradas inclui 
um maço desse papel. 
Imitei um menestrel: 
cantei, fiquei conhecido*; 
fui lembrado e esquecido*; 
e a namorada dizia: 
"Eu quase não te queria, 
pois já és muito querido". 
* Verso modificado.

2 Reminiscência

        a) Intelectual
Eu me sentia vaidoso
"por muito estudo que tinha":
pensava que uma mocinha
via nisso um venturoso;
falava bem e garboso.
Mas eis que um Analfabeto,
falando mal e incompleto,
levou minha moça e tudo,
e eu fiquei só com o Estudo,
até achar outro Afeto.

        b) Peripécia
Certa vez, eu quis mostrar
aos olhos da namorada
como eu não temia nada —
nem burro para amansar.
Fui ao açude, tomar
um banho, e lá amansei
um potro onde me montei;
passei pela casa dela;
fui visto pela donzela.
E quase noivo, fiquei!

3 Apreciação crítica

        a) Presente
Qual é o melhor presente
neste dia de ternura,
para dar à Criatura
que não se esquece da gente?
Para muitos, é um pente,
roupa, relógio, calçado...
Mas, se eu fosse um namorado,
preferia receber
um beijo ao amanhecer
e um abraço eternizado.

        b) Alerta
Recomendo a quem namora
que procure descobrir
um amor para servir,
enquanto um desejo aflora.
Não aceite quem explora
a bondade e a inocência.
Ouça a voz da Experiência
de quem sofreu por namoro,
para não cair no choro
logo, na adolescência.

        c) Animados e inanimados
Paixão, namoro e amor!
Essa gradação tem corda
de harmonia que transborda
na frieza e no calor.
Une o cravo com a flor.
Junta o rapaz com a donzela.
Casa o pires com a tigela.
Os bichos também se amam!
E os românticos declamam
um soneto de Florbela*.
* Florbela Espanca, poetisa portuguesa.

Final

        Ninho e espinho* 
Tive mais do que amor! 
Tive amante, tive amada, 
amei também namorada. 
Achei espinho na flor. 
Fui assim, um viajor 
nas asas do coração. 
Ele solto, eu na prisão; 
ele o pássaro, eu o ninho; 
ele com a flor, eu com espinho: 
amor e separação! 
* Drama de humor irônico.

Ilustração     
Resultado de imagem para imagem de drama
https://www.google.com.br/search?q=imagem+de+drama. Aceeso em 27-06-15. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário