livro guia de trabalho do revisor de texto valdir

Livro REVISÃO DE TEXTO: correção ortográfica, revisão redacional e metodológica, e copidesque ou copidescagem > Clicar Aqui. É o livro-guia de trabalho do Revisor de Texto Valdir Loureiro: conceitual e metódico, serve para nortear os procedimentos que disponibilizamos na função de revisor textual e de copidesque, podendo virar um atrativo autêntico dessa oferta, um cartão de visita “sui generis" (como poucos) para divulgar essa atuação.

01/06/2015

Laços de amizade e seus entraves

Tema: alguns laços e entraves da Amizade, observados pelo Autor.
Ideia: laços amigos e entraves inimigos.
Quanto à forma: texto de linguagem simples e algumas metafóras; hipotético, mas também contextualizado.
Conteúdo: alusões ao saber popular e filosófico; acrescentado de pequenas sugestões.
Dez estrofes (décimas) com rimas ABBAACCDDC e versos de sete sílabas poéticas.
        
        A propósito*
Ó companheiro e amigo!
Tu, que tens brilho e fineza,
mostra o caminho que eu sigo
na falta de luz acesa!
*Apelo metafórico, às cegas.

I ENTRE LAÇOS E ENTRAVES

        1) Chamado preliminar*
Vamos tentar percorrer
alguns laços da Amizade?
"Amigo pela metade",
não convém ser e nem ter.
O certo é — posso crer: 
bom, inteiro e fraternal.
Acho muito natural
um irmão e um amigo
terem — do berço ao jazigo —
mesmo plano espiritual.
* Ao público leitor, uma gota de introdução.

        2) Essência psicofísica
Segundo René Descartes¹,
"a amizade é uma paixão".
Eu digo que um irmão
é um amigo que reparte².
Fazer amigo é uma arte
que poucos sabem tecer.
Aristóteles, a meu ver, 
disse em palavras docentes
que são dois corpos, duas mentes,
no mesmo espírito, a viver.
¹ Considerada a pronùncia "dicarte".
² Como verbo intransitivo..

        3) Apego e congratulação*
Ó meu estimado amigo!
Eu lhe agradeço por ser
um irmão que eu posso ter
com quem ando e não me intrigo.
Fui ontem, ao seu abrigo
cheio de hospitalidade.
Saudamos nossa amizade,
enquanto Você queria
que eu voltasse no outro dia
para matar a saudade.
* Contexto imaginário.

        4) Estima e compadecimento*
Se for amigo estimado,
nem é preciso dizer
que ele é capaz de querer
o outro sempre ao seu lado.
Não há problema encrencado,
que não seja resolvido.
Se o outro estiver caído,
ele vai o levantar;
se for preciso ajudar,
é também compadecido.
* Suposição geral.

        5) Gênios compatíveis ou não*
O jardineiro e a flor
só podem ter amizade
se a "compatibilidade"
tomar conta do odor.
Se incompatível for,
o seu jardim não floresce;
o amigo desaparece,
vai se embora e nunca mais
lembra os enlaces florais
que, na despedida, esquece.
* Hipótese metafórica.

        6) Maçonaria e sua trilogia*
Exemplo de paz e afeto
é um maçom. Como irmão,
tem sentimento cristão,
é companheiro completo.
Frequenta seu templo, um teto
de ordem com igualdade.
E sonha com a liberdade;
só não acha esse esteio,
que a Liberdade não veio
morar com a Humanidade.
* Alusão aos cânones maçônicos.

        7) Mágoa e sofrimento
A mágoa pode abalar
a amizade velada,
pois a pessoa magoada
pode se modificar;
é arriscado ela acabar
com esse digno sentimento.
Porém, como o sofrimento
acompanha tal virtude*,
se sofrer, talvez não mude
gosto nem comportamento.
* Amizade.

        8) Altivez e decoro
Caso um amigo se desgoste
e com o outro já não ande,
a afeição não se expande;
mas ele ainda se encosta,
mantém a classe ou se posta
em postura de elegância.
Decoro é uma instância
em que a Amizade mora
e cada amigo decora*
um retrato de importância.
* Pode ter três sentidos: ilustrar, memorizar e um neologismo, "decorar" (relativo ao decoro). 

        9) Dureza e exceção*
Eu erro quando não sou
afeito à conciliação:
não dou nem peço perdão;
deve e pague quem errou.
Só Jesus recomendou
indulto incondicional**.
Mas dou perdão fraternal
ao irmão e ao amigo
que já sofreram comigo
por causa de alguém mau.
* Enquadramento do Autor.
** "Perdoar setenta vezes sete."

        10) Alerta final*
É preciso estar alerta
— em estado permanente 
ao que depõe ou atente
contra uma pessoa certa.
Deve ser a Mente* aberta
ao perdão e recomeço.
Pelo direito ou avesso,
não há moedas que paguem
o bem que os amigos traguem.
Amizade não tem preço.
* Um pingo de conclusão.
* Mentalidade humana.

II AMIGOS

Amigo, Você sabia?
Amizade é uma paixão
que cresce ou se atrofia
do cérebro ao coração!

Logo, se um pulmão nosso
pulsar, inspirando ódio,
podemos ter algum troço
antes de chegar no pódio.

Eu mesmo guardo no peito
uma dose de pecado,
que é uma "ira" sem jeito
de perdoar um culpado.

Nem consigo imaginar
que a Natureza me ajeite
a ponto de eu tolerar
"quem bota fel no meu leite".

Pedir perdão, até peço.
Mas, não achando quem dê,
é justo, e eu recomeço
o que a pessoa não vê.

Mas não faça como eu!
Não guarde mágoa ou rancor.
Perdoe um amigo seu,
que é melhor, no seu Louvor.

Um comentário:

  1. We dived into the analyze lately ourselves, with some of the designers tagging along to demonstrate off some of the mission's cool features, like naval battle.
    RS Gold

    ResponderExcluir