livro guia de trabalho do revisor de texto valdir

Livro REVISÃO DE TEXTO: correção ortográfica, revisão redacional e metodológica, e copidesque ou copidescagem > Clicar Aqui. É o livro-guia de trabalho do Revisor de Texto Valdir Loureiro: conceitual e metódico, serve para nortear os procedimentos que disponibilizamos na função de revisor textual e de copidesque, podendo virar um atrativo autêntico dessa oferta, um cartão de visita “sui generis" (como poucos) para divulgar essa atuação.

05/06/2017

Aniversário da minha filha Renata 2017

Poema quase "ode" para a minha filha, nascida em 5 de Junho. 
Roteiro
I- Momentos: canto, data, prenúncio.
II- Imagens: borboleta, calendário, chinela. 
III- Finais: nome, parabéns e presente. 
Seguimento adicional

I- Momentos 

1) Canto do alvorecer
Hoje, ao nascer do dia,
cantei com a voz que arrebata
um "terceto" que dizia:
“Ó maravilha de data!
Há onze anos, nascia
a minha filha Renata”.

2) Data do nascimento
No Dia cinco de junho
do Ano dois mil e seis,
tomei o meu testemunho
para sempre e de uma vez,
anotando com o meu punho:
dia, hora, ano e mês...

3) Prenúncio interligado
Minha filha, hoje é teu "dia
de nascimento" e mais vida;
luz, amor, paz, alegria 
com um "motor de partida"
para dar mais energia 
que te faz forte e sabida. 

II- Imagens 

4) Borboleta: 
beleza e renovação
És “a minha Borboleta” 
como chamo hoje, ainda.
"Faz a linda silhueta
de um voo que não se finda!"
Ao que eu faço, ou que eu prometa,
sempre tu serás bem-vinda.

5) Calendário: 
alerta do crescimento
Na parede, o calendário
"mexeu as folhas ao vento"
para lembrar que o diário
hoje tem um grande evento:
é o teu aniversário
com um "voo de crescimento". 

6) Chinela: memória à parte 
Talvez ocorra mudança
na preferência singela.
Mas eu guardo na lembrança 
teu gosto pela chinela 
com o teu jeito de criança
que virava cinderela.

III- Finais

7) Nome: significa "renascida"
Teu nome, “Renata”, é
muita graça reunida:
um sonho, um ato de fé
um novo sopro de vida. 
Sofreste, sofreste... até
vir ao Mundo “renascida”.

8) Parabéns: 
bênção e abraço
Como sempre, agora tens
minha bênção vitalícia.
Ao meu encontro, tu vens,
abrindo as mãos de carícia.
“Te abraço e dou parabéns" 
pela data natalícia! 

9) Presente:
poema simbólico
Aniversário feliz
é o que nos faz contente.
O teu ganhou um matiz
colorido e diferente:
esse poema que eu fiz
para te dar de presente. 

Adicional 

10) Seguimento genético
Como pai, em ode¹ estética,
contigo me maravilho.
De forma própria e sintética,
segues meu rumo, meu trilho.
E ao claro da luz genética, 
"eu te ofereço² algum brilho".

¹ Ode: poema lírico composto de estrofes de versos com medida igual, sempre de tom alegre e entusiástico.
² O certo é "ofereço-te" (ênclise) por não ter nada que atraia o pronome oblíquo (te). Mas foi preferido "te ofereço" (próclise) devido à linguagem afetiva.

Nota: poema em sextilhas com redondilha maior (7 sílabas métricas) e rimas alternadas "ababab".

Nenhum comentário:

Postar um comentário