livro guia de trabalho do revisor de texto valdir

Livro REVISÃO DE TEXTO: correção ortográfica, revisão redacional e metodológica, e copidesque ou copidescagem > Clicar Aqui. É o livro-guia de trabalho do Revisor de Texto Valdir Loureiro: conceitual e metódico, serve para nortear os procedimentos que disponibilizamos na função de revisor textual e de copidesque, podendo virar um atrativo autêntico dessa oferta, um cartão de visita “sui generis" (como poucos) para divulgar essa atuação.

11/06/2017

Gratidão em quantidade e qualidade

Oração de agradecimento 
à Natureza e ao Universo pelo 
que eu já vivo, que eu já tenho, que eu já recebi.

1º ato- Grandeza infinita do plano Natural (decassílabos)
Agradeço à Divina Natureza 
pelos anos saudáveis que eu já vivo
pelos filhos que eu tenho, aos quais me privo;
prato cheio que sobra em minha mesa; 
bom trabalho que já me deu nobreza,
resistência que me ajuda a viver, 
tal coragem que me bota a vencer,
intuição que me livra do perigo.
Como "filho abastado", ainda eu digo:
"não é só o que tenho a agradecer...". 

2º ato- Poder infinito do plano Universal (decassílabos)
Agradeço ao poderoso Universo
pelos dias felizes que eu já tenho;
pelas "vias seguras"¹ em que venho,
pela inspiração que dá meu verso;
remédio que não faz “efeito inverso”²,
"detalhe que me faz ver o conjunto"³,
piedade que eu tenho do defunto;
"juventude que vejo em meu retrato"*.
Já não basta dizer que lhe sou grato;
"tanto sou que não se acaba o assunto...". 
      ¹Vias seguras: ou concretas, ou abstratas.
       ²Efeito inverso: efeito colateral, reação alérgica...
       ³conhecer o todo, observando uma parte.
       *aparente jovialidade.

3º ato- Prece e atendimento:
mãos que pedem, mão que abraça (decassílabos)
Sou um "filho feliz" que agradece
o favor recebido em suas mãos:
sejam poucos ou sejam muitos grãos,
tudo é bom, é semente que engrandece.
Sendo ouvida e atendida a minha prece,
o que eu tenho ou recebo vem de graça.
Faço em casa, na rua ou na praça,
o meu ato de agradecimento.
De acordo com o meu merecimento,
sinto a "Mão que me alcança ou me abraça". 

4º e último ato- Trono iluminado (hendecassílabos)
A minha oração de agradecimento 
estende-se ao trono que eu já recebi
um que me foi dado e não escolhi, 
trazendo-me paz ou servindo de alento. 
"Estrelas que brilham sobre o meu assento 
transformam seu forro em astro iluminado."* 
Realizo, dormindo, o que sonho sentado, 
porque o repouso é uma recompensa, 
alivia estresse e acalma doença: 
com isso, eu também tenho muito sonhado.

*Estrela é um astro "luminoso" porque tem luz própria; nesse poema, o forro do assento (pano, almofada, etc.) recebe a luz das estrelas e, por isso, imaginariamente, foi visto como "astro iluminado", que não tem luz própria, mas reflete o brilho recebido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário