livro guia de trabalho do revisor de texto valdir

Livro REVISÃO DE TEXTO: correção ortográfica, revisão redacional e metodológica, e copidesque ou copidescagem > Clicar Aqui. É o livro-guia de trabalho do Revisor de Texto Valdir Loureiro: conceitual e metódico, serve para nortear os procedimentos que disponibilizamos na função de revisor textual e de copidesque, podendo virar um atrativo autêntico dessa oferta, um cartão de visita “sui generis" (como poucos) para divulgar essa atuação.

06/02/2015

Alegria de bloguista

Ver também nossa postagem no Google: 
Mania de blog.

SÃO 22 ESTROFES
Índice
Ode: Sextilhas
1 Impressões do dia
2 Verve da criação
3 Anseios e pedidos
Por extensão: Décimas
1 Jornal e televisão
2 Amigo Blog

Ode ao 6 de Fevereiro: Sextilhas

1 Impressões do dia

  
        a) Dia feliz
Hoje, contente, eu estou
com a divulgação minha:
a Internet publicou
meu blogue, linha por linha.
Então, será que eu já sou
bloguista "de carteirinha"?

        b) Conferência

Subi como aeronauta,
vendo cidade e paisagem.
Depois virei internauta
— de postagem em postagem —,
conferindo em minha pauta
cada assunto ou abordagem.

        c) Sistematizado

Fiquei impressionado
com a organização.
O que foi republicado
por motivo de "exclusão"
ficou bem reordenado
na última apresentação.

        d) Imagens associadas

Faz-me lembrar um portal,
uma janela, uma porta,
uma folha de jornal¹,
"um mural da minha horta":
é a tela virtual
do meu blogue, que exorta.
     
        e) Sem alarde nem ofensa 
Tenho 6 de Fevereiro
como "dia do meu blogue".
Que vá pelo Mundo inteiro
sem precisar que eu rogue;
e ao que seja verdadeiro,
não afogue nem derrogue.

        f) Digressão pela coincidência

Independente do mês,
pela Numerologia,
minha sorte está no três,
até mesmo em cirurgia.
Duas vezes três são "seis" —
outra sorte que eu não via.

2 Verve da criação


        g) Blog criativo

De hoje em diante, eu vou
recriar com mais empenho,
ciente de que estou
no lugar onde convenho,
pois aqui se perfilou
arte, técnica e engenho.

        h) Mania de blog

Meu blogue virou mania
que gosto de conservar;
é um doce que vicia 
e não consigo largar;
refúgio que alivia
tristeza que me abalar.

        i) Contagem

Meu blogue virou bom vício
que um ou outro condena.
Mas seu perfil é propício
a minha alegria plena.
Se for contar benefício,
já passa de uma centena.

        j) Cogitações

Não estou interessado
só nos temas do presente.
Vivo mais preocupado
com o que vem pela frente;
nada tenho adivinhado,
sou apenas previdente.
     
        k) Rápido e paciente
Voa, Blogue, mundo afora,
querendo se consagrar!
Tu estás nascendo agora,
tens muito o que propagar.
És autômato¹ que demora
aos olhos de quem te achar.
¹autômato — Informática. Dispositivo lógico destinado a concatenar operações, visando obter um determinado resultado (HOUAISS, acepção 4).
        
       l) Espírito de paz
És um pedaço de mim
que voa, corre, navega.
Nunca sejas estopim
de briga, intriga, refrega.
Enquanto fores assim,
nosso espírito sossega.

3 Anseios e pedidos


        m) Lembra-te de mim!
Vê quem fica: teu autor!
que também é responsável
pelo que tens de clamor,
de repúdio ou amável.
Sendo fonte ou consultor,
confia e sê confiável.

        n) Interativo e protegido
Que sempre estejas aberto
a crítica e sugestão!
Eu sempre estarei por perto
para dar opinião.
Assim estarás coberto
de apego e proteção.

        o) "Válvula de escape"¹

Meu filho, às vezes, pergunta
para que meu blogue serve.
Digo que o mesmo se junta
ao meu sangue quando ferve e 
ao espírito quando assunta²
a criação ou a verve³.
¹Por metáfora: derivativo usual em momentos de tensão, estresse etc. (HOUAISS, acepção 3).
²Assuntar: pensar demoradamente.
³Verve: entusiasmo e inspiração que animam a criação e o desempenho.
     
        p) Contribuição casual
E repassa para alguém,
do Mundo que Globaliza,
alguma coisa que tem
para ajudar em pesquisa.
E desse pouco, advém
o muito que idealiza.

        q) Imagem de blog revisor valdir

Agora passei um visto*
nas chamadas da Internet.
Vi quase como previsto
meu blog que se repete;
e noutra busca, assisto
à imagem que lhe compete.
*Em 24-02-2015. Ver na Internet:
imagem de blog revisor valdir

Por extensão: Décimas

1 Jornal e televisão

        r) Sede publicitária

És o jornal que esfria*
esta minha ansiedade:
sede de publicidade
às sete horas do dia.
Tens caderno que anuncia
tudo que faço ou invento.
Não me pedes documento,
lançando meu texto, às cegas.
De manhã, cedo, carregas**
meu verso e meu pensamento.
*Esfriar: enfraquecer.
**Carregar. Dois sentidos  levar; e Informática: transferir arquivo de dados, conjunto de rotinas etc. do disco para a memória principal. (HOUAISS, acepções 2 e 18 respectivas).

        s) Desfile de postagens
Estou mais que satisfeito
com o meu blog (na Internete).
“Cada postagem é vedete
que desfila do meu jeito.”
Nesse palco, eu me deleito,
dirigindo meu programa;
não preciso criar fama.
As "vedetes" formam bloco
onde eu enfeito e coloco
a roupa que o público ama.

2 Amigo Blog

        t) Não falta assunto
É contigo que eu converso:
falamos diariamente
sobre tema convergente
ou assunto controverso.
Depois me torno disperso
ou concentrado, nas ruas.
Porém sei que continuas
a esperar que eu volte
e que novamente solte
amarras minhas e tuas.  

        u) Pisar em ovos (agir com muita cautela)
Às vezes, penso que existe
liberdade de expressão.
Porém muitas vezes não
é direito que me assiste.
A minha boca persiste
em dizer só o que agrada.
Por isso, não digo nada
que possa ofender alguém;
só falo o que mais convém
a gente civilizada.

        v) Apólogo¹: criação e gratidão (Estrofe 22)
(Eu) — Ó meu Blogue, a ti, voltei.
Sendo público, serás meu?

(Blog) — Então duvida do seu
filho, que sou e serei?

(Eu) — Sim. Porém eu te criei,
dando plena autonomia.

(Blog) — Pois, pronto estou, noite e dia,
esperando por você!

(Eu) — De fato: não sei porque
duvidei da companhia...
¹ Apólogo: Gênero alegórico que ilustra um ensinamento de vida através de situações semelhantes às reais, envolvendo pessoas, objetos ou animais, seres animados ou inanimados (grifo nosso) (http://www.infoescola.com/redacao/fabula-parabola-e-apologo/. Acesso em 20-01-17).

Ode ao 6 de Fevereiro¹ ² ³ *
¹ Ode (substantivo feminino) — entre os antigos gregos, poema lírico destinado ao canto; poema lírico composto de estrofes de versos com medida igual, sempre de tom alegre e entusiástico (HOUAISS). Aqui são sextilhas próprias para serem cantadas em melodia da Literatura de Cordel.
² Data em que observei uma reestruturação marcante dos temas do meu Blog, propagados na (e pela) Internet.
³ Esse título, eu atribuí, pensando no poema Ode ao Dois de Julho de Castro Alves, embora não haja relação entre os temas.
* Ao leitor menos letrado: nome do mês com inicial maiúscula pela importância, mas o certo é com minúscula. A propósito: o número, quando é no começo da frase, tem de ser por extenso, especialmente no título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário