livro guia de trabalho do revisor de texto valdir

Livro REVISÃO DE TEXTO: correção ortográfica, revisão redacional e metodológica, e copidesque ou copidescagem > Clicar Aqui. É o livro-guia de trabalho do Revisor de Texto Valdir Loureiro: conceitual e metódico, serve para nortear os procedimentos que disponibilizamos na função de revisor textual e de copidesque, podendo virar um atrativo autêntico dessa oferta, um cartão de visita “sui generis" (como poucos) para divulgar essa atuação.

20/02/2015

Sofrimento adiado pela paixão

Vivendo momento de paixão

Canto 1
Resolvi adiar meu sofrimento
de pensar que, um dia, vou-me embora
não vou ficar longe de quem me adora,
sem a ter junto a mim outro momento;
nem cair depois, no esquecimento,
sem que seja novamente lembrado.
Pra viver bem à sombra do passado
de paixão que vivemos no presente,
vou tentar conservar dele a semente
e guardá-la no peito com cuidado.

Canto 2
Seu retrato, guardado, permanece,
com valor de uma joia preciosa;
seu rosto desenhado é uma rosa
que se abre, quando o dia amanhece;
e que dorme, quando a noite escurece,
como fazia a Índia Iracema.
Seu nome nele escrito é um poema
que eu vou transformar numa canção.
Seu cabelo longo faz um cordão
que eu vou transformar num diadema.

Canto 3
Perto dela, não há tempo ruim;
nem há mal que acabe meu sossego;
nem carinho melhor que seu apego;
nem beijo que comece pra ter fim.
Não existe quem a afaste de mim;
nem noite que mate a nossa vontade;
não há tempo que aumente a nossa idade;
nem ruga que envelheça o nosso rosto;
nem tristeza que resulte em desgosto;
nem desprezo, nem mágoa, nem saudade.

Ao leitor menos versado:
São estrofes de 10 versos (décimas) com versos de 10 sílabas poéticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário