livro guia de trabalho do revisor de texto valdir

Livro REVISÃO DE TEXTO: correção ortográfica, revisão redacional e metodológica, e copidesque ou copidescagem > Clicar Aqui. É o livro-guia de trabalho do Revisor de Texto Valdir Loureiro: conceitual e metódico, serve para nortear os procedimentos que disponibilizamos na função de revisor textual e de copidesque, podendo virar um atrativo autêntico dessa oferta, um cartão de visita “sui generis" (como poucos) para divulgar essa atuação.

03/02/2015

Agradecimento sensitivo

Texto em prosa.

De olhos abertos, vejo o Céu, a Terra e o Mar, e vejo a imensidão, incluindo o fogo do Sol, ou o clarão da Lua, ou a escuridão.

De olhos fechados, vejo dentro de mim e sinto-me ora vazio de amor, ora cheio de amor e paixão, muitas vezes radiante de alegria e esperança, embora sempre queira dormir na esteira da felicidade.

Então, pelo bem que entra em contato comigo através do meu campo sensorial — do primeiro ao "sexto sentido" —, agradeço eternamente:

À Natureza
 — por ter-me concebido entusiasmado pela Vida, pelos meus pais, meus filhos, pelas profissões que abracei (além da política) e por quase tudo que faço; e ainda por ter-me ajudado a manter, sob controle, as súbitas emoções que tive, diante dos caprichos da Paixão e do Destino.

Aos meus Pais
 — por meio de quem recebi a graça da vida, o amor do coração, o afago umbilical, a resistência dos heróis, a vigília dos santos e a proteção dos deuses.

Aos meus Filhos
 — que me enchem de alegria, apegados a mim ou amorosos comigo, e merecedores de infinito amor e carinho —, a quem me sinto obrigado sempre a dar e nunca receber, contabilizando como graça alcançada qualquer ação que chegar a estes extremos: dar-lhes tudo ou não lhes exigir nada.

Às poucas Mulheres
 — por quem me apaixonei — ou na inocência, ou no desejo de “continuar a espécie”, que me compreenderam ou me corresponderam, esperando por mim, enquanto escrevia poema sentimental e poesia de natureza filosófica ou psicológica (sem pertinência com a nossa relação).

A outras Pessoas
 (ou falecidas, ou a distância) — que me “serviram anonimamente” como fonte de inspiração, retratando circunstância cotidiana interessante ou inesquecível.

Autoras e Autores
 — de cujas obras foram extraídas citações e paráfrases correlatas, a fim de ilustrar o que escrevo em todos os lugares (como agora, neste Blog).

À Musa inspiradora
 — a qual não sei como denominar, posto que não se acha visível aos meus olhos, e sim aos pensamentos, no ato da criação que ela me inspira.

Aos raros Amigos
 — que, como irmãos, voltam ou voltaram no tempo ou no espaço, a fim de me buscar, para me socorrer ou me levantar nas (minhas) horas de tropeço, ou no abismo da necessidade, ou quando caio em armadilha. 

Aos Livros
 — de cuja leitura bebo as gotas de sabedoria para melhor sobreviver aos ataques humanos ou social e familiar (igualmente humanos).

Ao Mestre invisível
 — que me guia nas horas de aflição e cuja "aura vital" me tranquiliza, deixando o inimigo-interlocutor impressionado com a minha calma no alto-mar tempestuoso de uma contenda.

A todo gênio do Bem, inclusive Àquele que me faz descer uma lágrima ardente de arrependimento, depois de praticar alguma injustiça com um ente querido, e que também me "fez chorar levemente ao escrever essas notas de agradecimento".

Às pessoas que, surpreendentemente, levantam a voz para me defender
 nas questões acaloradas, percebendo, no meu silêncio e gota de lágrima, um poço profundo de razão que tenho, enquanto permaneço escutando a parte feroz, contraditória e perseguidora.

Finalmente, digo, não há finalmente em um espírito agradecido...

Às pessoas que espontaneamente me ajudaram ao longo da minha vida de estudante e carreira profissional, carinhosamente àquelas que fizeram por mim quase o mesmo que fizeram pelos seus filhos, irmãos e pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário