livro guia de trabalho do revisor de texto valdir

Livro REVISÃO DE TEXTO: correção ortográfica, revisão redacional e metodológica, e copidesque ou copidescagem > Clicar Aqui. É o livro-guia de trabalho do Revisor de Texto Valdir Loureiro: conceitual e metódico, serve para nortear os procedimentos que disponibilizamos na função de revisor textual e de copidesque, podendo virar um atrativo autêntico dessa oferta, um cartão de visita “sui generis" (como poucos) para divulgar essa atuação.

28/02/2015

Epígrafe para um soneto de Camões

Alma Minha (soneto de Camões)
Provocação: — "Se eu morrer amanhã..."?

Minha epígrafe em quadrinha:
         Nossas almas
Se morreres primeiro do que eu,
vou, em sonho, aonde estiveres.
E, vivendo com o meu Bem, que morreu,
não vou mais querer saber de mulheres.
(Valdir Loureiro de Sousa)

        O soneto camoniano
"Alma minha gentil, que te partiste
Tão cedo desta vida descontente,
Repousa lá, no Céu, eternamente,
E viva eu cá, na terra, sempre triste.


"Se lá, no assento Etéreo, onde subiste,
Memória desta vida se consente,
Não te esqueças daquele amor ardente,
Que já, nos olhos meus, tão puro viste.


"E se vires que pode merecer-te
Alguma coisa, a dor que me ficou
Da mágoa, sem remédio, de perder-te,


"Roga a Deus, que teus anos encurtou,
Que tão cedo de cá me leve a ver-te,
Quão cedo dos meus olhos te levou."

(Luís Vaz de Camões)

*Fiz pequenas correções no texto copiado.
Ressalva
Agora eu "inverti a ordem" de criação: ao invés de copiar uma epígrafe e criar um soneto, copiei um soneto e elaborei uma epígrafe.
Respeitando o sentimento do imortal — e salvo engano, "Poeta das Antíteses" —, divulguei a postagem.
A propósito de antítese, caso a epígrafe não seja aceitável em harmonia com o poema, poderia ser aproveitada como confronto.
De qualquer maneira, reconheço humildemente a minha condição como "espectro de poeta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário