livro guia de trabalho do revisor de texto valdir

Livro REVISÃO DE TEXTO: correção ortográfica, revisão redacional e metodológica, e copidesque ou copidescagem > Clicar Aqui. É o livro-guia de trabalho do Revisor de Texto Valdir Loureiro: conceitual e metódico, serve para nortear os procedimentos que disponibilizamos na função de revisor textual e de copidesque, podendo virar um atrativo autêntico dessa oferta, um cartão de visita “sui generis" (como poucos) para divulgar essa atuação.

15/10/2015

Homenagem ao Dia do Professor 2015

15 de Outubro. Palavas-chave. Frases com opinião e sugestão.

Denominação. De todos os designativos docentes, talvez o mais consagrado, quando não, o mais conhecido, seja "professor".
Designativo. O nome "professor" é utilizado em documento oficial — a partir da escola de "primeiras letras" até a universidade: Ensino Fundamental I e II, passando pelo Ensino Médio e chegando ao Superior. Quanto a uso popular, familiar, não precisa dizer nada. Provavelmente é por isso que se fala mais "o dia do professor" (que "dia do educador", pedagogo, etc.).

Elementar. Escola e família. Mestre, discípulo; professor, aluno; educador, educando. Pais e filhos. 
Parônimos. Docente é o professor, e discente é o aluno.
Interativo. Escola — professor: ensino e educação; aluno: estudo, estudante, aprendiz, aprendizado. Família — pai, mãe ou responsável pelo aluno.

Opostos. Por um lado, existe o adágio do "pulo do gato" ('Nem tudo, o mestre ensina ao seu aluno'); por outro, há professor que se desespera quando algum aluno não quer aprender.
Realizado. Apesar de muita "pedra no caminho", a estatística de resultados na Educação é promissora. Sendo ou não, cabe à Humanidade promover o que vou aqui chamar, grosso modo, "Arte de Comenius".
Lamentável. É quando o aluno despreza o Saber, que o professor lamenta mais a ignorância.
Desafio. O maior desafio do professor é ensinar ao aluno que não quer aprender. Para os pais, o tal desapego vira um desgosto.

Motivado. Para cada lição da escola, deveria haver outra para motivação do aluno.
Reforçado. O reforço escolar (seja pago ou em casa) tem sido um "acessório principal" da educação, a fim de substituir o chamado ensino integral (do dia todo) na escola.

Monge. O professor tem a paciência de um "monge paciente".
Persistente. Não deixe o professor que o desinteresse do aluno abale sua dedicação de mestre. Que os pais tomem parte nessa luta renitente.
Sacrificado. Dentre as profissões que exigem sacrifício além da vocação, acha-se a do professor. 
Heroico. Alguém, como algum governo, pode até exigir esforço do educador, além da conta; nesse caso, passa a ser um herói à força, mas ele merece respeito e remuneração digna.

Grato.
 Agradecer ao mestre é uma forma de o aluno enaltecer a si mesmo.
Recíproco. De certo modo, o educador projeta-se no estudante, e o aprendiz espelha-se no mestre (quando não o segue).

Completo.
 Ser professor é uma arte de nome Ensino, exercício chamado Magistério, técnica de base Didática, bem como arte técnica (Didática do Ensino e Metodologia do Ensino), organizador de conteúdos na Estrutura do Ensino, além de ser uma ciência conhecida como Pedagogia. É ofício, quando não, oficina, de aprender para ensinar, ou vice-versa. Sendo mestre, é da Sabedoria. É uma profissão que eu denomino de Paciência. Mas não é só isso. "Quem for professor, diga o que é mais."

Cabe lembrar que o Dia do Estudante é 11 de Agosto.

Com a palavra, o professor!

Leitura sugerida por curiosidade: 
Por que dia 15 de outubro é Dia do Professor no Brasil?http://www.cref14.org.br/visualizar_resposta.php?id=43
Comenius – Wikipédia, a enciclopédia livre https://pt.wikipedia.org/wiki/Comenius

Nenhum comentário:

Postar um comentário